sábado, 14 de novembro de 2015

MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

                                    http://goo.gl/vXdiJV

     A irradiação de alimentos é uma técnica mundialmente reconhecida como efetivo para o controle microbiano em alimentos na forma natural, de grãos ou industrializados, reduzindo as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), sem causar prejuízo ao alimento, tornando-os seguros ao consumidor. (EDILÂMIA;2015)
   Os principais tipos de radiações ionizantes são as radiações alfa, beta, gama, raios X e nêutrons. As radiações ionizantes podem ser classificadas como partículas e como ondas eletromagnéticas de alta frequência. (EDILÂNIA;2015)

Segundo ANVISA resolução nº 21 regulamenta o emprego de radiação em alimentos no Brasil, estabelecendo que as fontes de radiação utilizadas devem ser autorizadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e qualquer alimento pode ser irradiado desde que observados os limites mínimos e máximos da dosagem aplicada. (MANUELA;2015)

   São subdivididos em três segmentos:

Radurização: o alimento é sujeito a baixas doses de radiação. Inibindo o brotamento da cebola, do alho e da batata; e retardar a maturação natural de frutas e verduras. (JESSIKA;2015)
Radiopasteurização: Quantidades intermediárias de radiação. Controla o crescimento de fungos e bactérias em alimentos como peixes e carnes. (JESSIKA;2015)

Radapertização: Doses maiores de radiação. Esse processo é capaz de eliminar totalmente os microrganismos que decompõem os alimentos, produzindo efeitos muito parecidos com os da esterilização.

Na irradiação de alimentos são aplicados, cinco tipos de radiação, sendo eles: raios alfa, beta, gama, raios-X e nêutrons. (VALDIELE;2015)

   A diferença entre radiações está no grau de penetrabilidade, os raios alfa e beta são menos penetrantes, enquanto os raios gama e raios-X têm maior penetração. Os raios gama são obtidos através do radioisótopo Cobalto 60 e a irradiação é feita num aparelho irradiador. (SANDRA;2015)


Referências: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução nº 21, de 26 janeiro 2001. Disponível em: <http://anvisa.gov.Br/legis/resol/21_01rdc.htm>. Acesso em: 11 nov. 2015.         [ Links ] www.cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm



Um comentário: